Muitas igrejas no Brasil estão tendo um período de 40 dias de oração e jejum, neste mês, pelo país.  Nestas ocasiões sempre recorremos a 2 Crônicas 7:14 pra incentivar o povo a orar. Certamente o texto mencionado é apropriado nestes dias. Pensando nisto traduzi algo que nos foi enviado pelo David F. que é um irmão judeu messiânico, que conhecemos nos últimos anos quando visitamos a Polônia.

Apesar dele ter se dirigido a um público específico, formado por poloneses, judeus e alemães, creio que a mensagem é importante pra todos aqueles que fazem parte do Corpo de Cristo, não importando sua nacionalidade.


“As ações de 2 Crônicas 7:14 são chave para alcançarmos nosso próprio povo. Se não espalharmos a mensagem de 2 Crônicas 7:14 sobre humilhação, oração e busca de Deus, quem irá? Não há mensagem de que a Alemanha, a Polônia e Israel (e o Brasil também) precisem prestar atenção, mais do que esta. Esta é uma mensagem antiga, escrita há cerca de 2.500 anos. No entanto, ainda é tão importante para nós “.

E é um verso interessante. A palavra hebraica para “se humilhar”, vayikana, é a primeira palavra do verso. Ela significa render-se, desistir, saber que não temos motivo para o orgulho humano. Nosso propósito é viver apenas em Deus. Nossos três povos, poloneses, alemães e israelenses, não têm para onde ir.

“De acordo com 2 Crônicas 7:14, o nome de Deus, Sua reputação, recai sobre nossos ombros. Somos chamados a “entregar-nos” a Ele e então “buscar o Seu rosto”. Qual é o “rosto” de Deus? No Heb. significa “partes internas”; a palavra “face” em Heb. significa “interno”, por que nossas faces foram criadas pra mostrar quem somos por dentro.

“A Bíblia não oferece esses versículos como uma opção para os seguidores de Deus. Muitas vezes tomamos como opção. Muitas traduções em inglês e português leem: “se meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar …” essa palavra “se” não está no texto bíblico original. Não há ‘se’ aqui! A palavra hebraica usada é literalmente “e”; então diz: ‘E meu povo, que se chama pelo meu nome”. Nós somos as pessoas que invocam o Seu nome, somos as pessoas que se humilham e o buscam. Este chamado caracteriza-nos – judeus, alemães e poloneses, que amam nosso Santo messias Yeshua*. Nossa identidade é como aqueles que invocam a Deus, se humilham e o buscam. Isso é quem somos “.

(*) Yeshua, é a palavra hebraica pra Jesus.

(David F.)

homem-orando