As pregações nas igrejas aqui da Alemanha nas últimas semanas tiveram como tema a Pessoa do Espírito Santo. Todavia comunhão com o Espírito é algo que precisamos todos os dias do ano.  É imprescindível aprendermos a depender, andar e ter comunhão com o Espírito Santo se quisermos viver uma vida cristã autêntica. Pensando nisto compartilho com vocês um texto no qual venho trabalhando nos últimos dias, sobre o assunto.


A palavra para “ajudante ou auxiliar” em grego é paracletos, que significa, intercessor, conselheiro, advogado ou encorajador.

Como é bom saber que cada um de nós que já passamos pela experiência do novo nascimento, temos habitando dentro de nós a pessoa do Espírito Santo, ou seja, o Espírito enviado pelo Pai, o qual é a marca, o selo de que pertencemos a Ele.

“…fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da glória.” (Ef. 1:13,14)

É impossível vivermos a vida cristã, sem a ajuda do Espírito Santo. O grande marco na vida do discípulo acontece quando Ele se submete a direção e liderança do Espírito Santo. Sem o agir e mover d’Ele em nós, somos apenas parte de um grupo religioso, esforçando-se pra agradar a Deus com a força da própria carne.

O Espírito Santo é Deus, o Deus eterno vivendo dentro de nós. Ter comunhão com Ele está ao alcance de cada cristão que já experimentou o nascer de novo. Infelizmente muitos cristãos não buscam essa comunhão por medo de serem enganados, como são os seguidores de falsas religiões.

É importante entendermos que o Espírito Santo nunca irá nos enganar, pois Ele é o espírito da verdade, como está escrito em João 14:17

“O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.”

Precisamos aprender com Jesus, a depender do Espírito Santo. Vimos Ele agindo desde a concepção de Jesus.  Mateus nos informa que (Maria) achou-se grávida pelo Espírito Santo (Mt.1:18). E Lucas nos relata as palavras do anjo a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; (Lc.1:35)”.

No batismo temos a presença do Pai e do Espírito confirmando a identidade de Jesus: “…e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.(Lc.3:21,22)

Todo o ministério de Jesus foi feito debaixo da unção e direção do Espírito Santo, bem como total dependência do Pai.

Jesus é nosso modelo maior. Portanto, precisamos aprender com Ele a viver em submissão e plena dependência do Espírito, se quisermos viver no centro da vontade do Pai.

Pomba-simbolo do Espírito Santo

 

Espero em breve escrever um outro artigo sobre este tema.

Shalom e abraços!